Entre em contato (54) 3464 0905

Possíveis impactos no solo e rendimento da soja ao implantar o sistema Lavoura-Pecuária

Atualmente, em torno de 80% da área cultivada com grãos de verão sob sistema plantio direto no estado do RS, não produz renda no inverno. Nesse contexto, a integração lavoura-pecuária surge como uma alternativa de ocupação de área, de diversificação de atividade e de geração de renda.


Num sistema de integração lavoura-pecuária, ocorre o efeito do pisoteio animal sobre os atributos físicos do solo, principalmente aqueles relacionados com a compactação, o que tem levado muitos produtores a não adotar esse sistema. Nesse teste em questão, no inverno foi implantada a pastagem (aveia preta+azevém) e no verão a área foi cultivada com soja.


Observou-se no estudo que, o aumento da pressão de pastejo, não afetou a densidade, a porosidade e a compressibilidade do solo, mas estes atributos foram maiores para densidade e compressibilidade e menores para porosidade quando comparados com a área não pastejada. Essas alterações, no entanto, não provocaram diferenças entre os tratamentos no rendimento da soja em período sem restrição hídrica.


Fonte: Leite, J. G. D. B. et al. Atributos físicos do solo e rendimento de soja em um sistema de integração lavoura-pecuária sob plantio direto.