O processo de forjamento à quente melhora a microestrutura do material, aumentando a sua resistência, durabilidade e tenacidade, o que resulta em peças de alta qualidade e performance. Os produtos forjados são normalmente usados em setores que exigem componentes de segurança e resistência, como o agrícola, automotivo, aeroespacial, e de equipamentos pesados.
Como o processo de forjamento ocorre em altas temperaturas, o metal fica dúctil e facilmente moldável. Se você deseja fabricar peças metálicas personalizadas, o forjamento a quente é a melhor opção devido ao seu estado maleável antes da têmpera. Este método é ideal para criar formas tridimensionais e complexas, já que a superfície do metal forjada em altas temperaturas é ideal para a maioria dos tipos de acabamento.
O forjamento a quente também é ideal para metais com alta taxa de conformabilidade, pois a integridade do metal não é comprometida pelo calor elevado. Esses metais podem ser facilmente moldados sem a presença de defeitos, tornando-os resistentes e dúcteis.

