Nos últimos anos, o Brasil tem se tornado referência mundial no ramo do Agronegócio, tanto em questões de produtividade, quanto de qualidade. Tudo isso foi possível, graças a diversos fatores que foram criados e desenvolvidos no decorrer dos anos.
Na década de 1950 o trabalho era realizado de forma braçal, demandava muito tempo nos processos, desde a preparação do solo e plantio, até a colheita. Com a Revolução Industrial, e o desenvolvimento de máquinas e implementos agrícolas, surge a Revolução Verde, que foi a mecanização do campo. Isso trouxe diversos benefícios para a agricultura brasileira, possibilitando a diminuição do tempo para realizar a preparação do solo, plantio e colheita. Além disso, houve um aumento de produtividade.
Devido ao processo de mecanização do campo, alguns autores destacam as vantagens que foram observados no decorrer dos anos: atendimento da demanda atual e futura; redução de custos de produção; aumento de produtividade com qualidade; expansão da fronteira agrícola; desenvolvimento tecnológico.
Fonte: Alves, E. F. et al. A importância dos implementos agrícolas na agricultura brasileira.




